Perguntas frequentes

1) Qual a duração do curso?

Cinco anos ou 10 semestres, no mínimo.

 

2) Que modalidade de diploma é possível obter ao final do curso?

Bacharel em Psicologia e Formação em Psicólogo.

 

3) É possível obter bolsas de estudo?

Sim, as mais comuns são de pesquisa, extensão e monitoria.

 

4) O que significa trancar o semestre?

O aluno, regularmente matriculado, pode, a partir do 2º semestre do curso realizar o trancamento. Poderão ser trancados três semestres intercalados ou dois semestres seguidos. O aluno que trancar dois semestres seguidos não tem direito a um terceiro trancamento.

 

5) Como cancelar a inscrição em uma disciplina?

O aluno, regularmente matriculado, pode cancelar sua inscrição em uma ou mais disciplinas escolhidas durante a fase de inscrição em disciplinas, que ocorre semestralmente. A melhor situação para cancelamento de inscrição em disciplinas é durante a Fase de Ajuste de Inscrições quando o cancelamento não causa prejuízo ao IRA (Índice de Rendimento Acadêmico).

O aluno poderá, fora da Fase de Ajuste de Inscrições e com prejuízo do IRA, cancelar sua inscrição em disciplinas. Cabe lembrar que o cancelamento de inscrições em disciplinas fora da Fase de Ajuste é a ação que mais penaliza o IRA.

 

6) Quanto à inscrição em disciplinas, o que significa "Fase de Ajuste”?

A Fase de Ajuste serve para que o aluno solicite disciplinas ou cancele inscrições em disciplinas nas quais foi deferido na primeira fase de inscrição. Esta fase, diferentemente da primeira fase de inscrição, não é obrigatória. Somente os alunos que querem solicitar novas inscrições em disciplinas ou cancelar inscrições em disciplinas já deferidas necessitam participar desta fase. Na Fase de Ajuste também é possível solicitar inscrição em disciplinas que, requeridas na primeira fase, foram indeferidas. A Fase de Ajuste, como o nome indica, é para ajustar a inscrição já feita. O aluno não pode deixar a inscrição para a Fase de Ajuste, deixando de fazer a primeira fase.

 

7) O que é IRA?

IRA significa Índice de Rendimento Acadêmico e é calculado semestralmente no ato da consolidação do período, logo após a digitação de notas, tendo como base o histórico escolar do estudante da UFSCar. Este índice foi adotado para efeito de classificação na concorrência de prioridade na inscrição em disciplinas e para transferências internas.

 

8) Como obter o histórico escolar?

O histórico escolar, bem como outros documentos (atestado de matrícula, atestado de nível, deferimentos de inscrições em disciplinas) pode ser retirado pelo SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica da UFSCar.

Documentos com redações específicas podem ser solicitados à Secretaria de Graduação, pelo e-mailcgpsico@ufscar.br

 

9) O que pode levar à perda de vaga?

A perda de vaga na UFSCar pode ocorrer nas seguintes condições:

  1. Falta de rendimento mínimo: quando o aluno não é aprovado em 08 créditos a cada dois semestres subsequentes. Por exemplo: no 1º semestre/2015 o aluno foi aprovado em 04 créditos. No 2º semestre/2015 o aluno deverá, obrigatoriamente, ser aprovado em 04 créditos. Desta forma, somando-se 1º/2015 + o 2º/2015 = 08 créditos. Na próxima contagem de rendimento, o SiGA considerará o 2º semestre/2015 e o 1º semestre/2016. Esta soma deverá ser de 08 créditos, no mínimo. O aluno poderá somar os 08 créditos válidos exigidos também desta forma: no 1º semestre/2015 o aluno tem zero créditos aprovados. No 2º semestre/2015 o aluno tem 08 créditos aprovados. Esta soma, 0 (zero) + 08 = 08 créditos válidos. Nesta condição, de ter cursado zero créditos, o aluno deve ter especial atenção à regra da contagem a cada dois semestres válidos (o SiGA sempre considera dois semestres subsequentes). Caso tenha 04 créditos válidos em um semestre e 0 (zero) no subsequente, o aluno perderá a vaga, pois terá somente 04 créditos válidos.
     
  2. Jubilamento: o aluno ao ingressar na UFSCar tem o dobro do tempo de duração do curso menos 1 para concluir o curso. O Curso de Psicologia tem a duração de 05 anos. Então o prazo máximo para concluir o curso é de 09 anos (05 anos: 10 anos - 01 ano = 09 anos).

 

10) Durante o curso, é possível que ocorra alguma experiência de intercâmbio?

Sim, por meio do programa de mobilidade acadêmica. Para maiores informações consultar o site da UFSCar, por meio da aba “Graduação” e, em seguida, Pró-Reitoria de Graduação.

Os alunos com interesse em experiências acadêmicas internacionais devem consultar o site da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter- UFSCar) - http://www.srinter.ufscar.br/

 

11) Há alguma norma para a forma como os alunos são avaliados nas disciplinas?

Sim, as normas são estabelecidas pela Portaria GR No. 522/06 que dispõe sobre a sistemática de avaliação do desempenho dos estudantes.

 

12) Há portarias para o entendimento das principais normas da universidade?

Sim, as portarias podem ser acessadas pelo site da UFSCar, na aba graduação. Em seguida, deve-se clicar em Pró- Reitoria de Graduação e em normas.