Modalidades de Apresentação Pública de Monografia

Como requisito para conclusão da monografia, o Projeto Pedagógico do Curso prevê a necessidade de apresentação pública da monografia, a qual pode ser realizada em cinco diferentes modalidades, elencadas a seguir:

1. Apresentação em evento científico

Os eventos podem ser de abrangência local, regional, nacional e/ou internacional, desde que o resumo seja avaliado por uma Comissão Científica composta por professores que avalie o trabalho submetido e emita uma carta de aceite. Somente serão aceitas apresentações em pôster em eventos que contem com avaliadores na sessão no dia da apresentação. Em todos os casos (pôster/painel ou exposição oral), o orientador deve referendar a sistemática de avaliação de resumos definida pelo evento em que o trabalho foi apresentado. O aluno deve ser o primeiro autor do trabalho e responsável pela apresentação. O cumprimento do requisito será reconhecido mediante apresentação da documentação correspondente (carta de aceite/documento de referendo do orientador), cópia do resumo aprovado ou do texto completo incluído em publicação do evento e certificado de apresentação do trabalho emitido pelos organizadores do evento). O título e conteúdo do trabalho apresentado no evento não necessariamente devem ser idênticos aos atribuídos na entrega final da Monografia, mas o trabalho precisa apresentar resultados originais advindos da pesquisa de Monografia.

2. Publicação em periódico científico ou como capítulo de livro

O aluno pode ser o autor principal ou coautor da publicação referente à sua monografia e deverá apresentar cópia do capítulo ou artigo publicado, ou documento que comprove o aceite do texto para publicação

3. Parecer

O parecerista deverá avaliar e emitir um parecer que considere da relevância do trabalho, os objetivos, a fundamentação teórica, a metodologia, as análises e discussões, e se o trabalho pode ser considerado como uma monografia. Antes de enviar o trabalho ao parecerista, é necessário apresentar na secretaria da coordenação do curso de Psicologia-UFSCar, uma declaração assinada pelo orientador e aluno na qual descrevem que optaram pela modalidade "Parecer" e que o trabalho será enviado para tal avaliador. Para a emissão do parecer será necessário que o documento apresente o nome completo do parecerista, sua filiação institucional, sua formação e sua assinatura, bem como as assinaturas do aluno e orientador (em anexo consta o modelo para a declaração de ciência e aceite do orientador na modalidade Parecer e para a emissão do parecer). O parecer é compreendido como subsídio para a eventual melhoria do trabalho, mas a nota final é prerrogativa dos responsáveis pela disciplina.

4. Pesquisa de iniciação científica

Dentro da modalidade Parecer, se o trabalho de Monografia também for a Iniciação Científica do aluno via Fapesp, Pibic (remunerado ou voluntário), será aceito o parecer final do trabalho emitido pelo avaliador do programa de fomento.

5. Mostra de Monografia

Esta apresentação constará do calendário da disciplina Pesquisa em Psicologia: Monografia 4 e será realizada antes do fim do período letivo no semestre em vigência, sendo obrigatória a presença dos orientadores e de debatedores internos ou externos ao Departamento de Psicologia para análise dos trabalhos.