Laboratório de Análise do Comportamento e Saúde - LACS

O Laboratório de Análise do Comportamento e Saúde -LACS foi fundado em 2015 e é coordenado por Maria de Jesus Dutra dos Reis. O foco do laboratório é a investigação de fenômenos e processos pertinentes à relação entre comportamento e saúde (comportamento emocional: ansiedade, depressão e estresse; condições crônicas de saúde, adesão a tratamento), incluindo a validação de práticas baseadas em evidência na terapia analítico-comportamental (Linha de pesquisa 2). Parte das pesquisas é conduzida na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar. O laboratório é usado pela docente e seu grupo de pesquisa (alunos de graduação e pós-graduação; bolsista de pós-doutorado) como retaguarda para estudo, análise de dados e seminários de pesquisa. Dividido em duas salas conjugadas, com porta de comunicação, que pode ser mantida aberta ou fechada, a depender da necessidade, o laboratório está mobiliado com bancada para computadores, armários planejados para o espaço, mesas e cadeiras. Uma das salas está equipada com uma Smart TV, usada para videoconferências e apresentações. Além dos computadores pessoais da pesquisadora e dos alunos, o laboratório conta com mais um notebook, um computador de mesa e gravadores portáteis e uma filmadora. Artigos derivados do trabalho no laboratório, publicados em 2019, incluem: intervenção comportamental em mulheres com fibromialgia (um sobre significância clínica e nível de mudança; outro sobre dor e sono) e uso de inteligência artificial para identificar expressões de emoções em mídias sociais.

• Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis