Laboratório de Estudos do Comportamento Humano - LECH

O Laboratório de Estudos do Comportamento Humano - LECH fornece suporte para a condução de experimentos voltados para a produção de conhecimento sobre processos básicos nesta área. Este suporte consiste no espaço físico e equipamentos necessários à condução de experimentos, além do espaço de intercâmbio e discussão entre pesquisadores, incluindo os pesquisadores em formação, que são os alunos de pós-graduação e de graduação que participam de atividades do laboratório. As atividades investigativas envolvem modelos laboratoriais voltados à identificação de condições que afetam o estabelecimento de competências simbólicas; envolvem também medidas comportamentais, psicométricas e eletrofisiológicas associadas a esses modelos. Além de pesquisas sobre processos básicos, também são desenvolvidas pesquisas que buscam a aplicação de conhecimento à solução de problemas sociais envolvendo a aquisição de sistemas simbólicos, como a aquisição de leitura, escrita e matemática. Para isso o LECH inclui uma Unidade de Iniciação à Leitura, com uma sala de aula experimental, na qual populações com déficits no funcionamento simbólico (alunos de escolas públicas, com dificuldades de aprendizagem; alunos com déficits intelectuais; adultos analfabetos) têm acesso a programas de ensino desenvolvidos pelos pesquisadores do laboratório. Por meio da divulgação dos resultados obtidos em congressos e em publicações nacionais e internacionais, o grupo de pesquisadores do laboratório dialoga com a comunidade mais ampla que pesquisa o assunto. A difusão dos resultados de pesquisa, tornando acessíveis os conhecimentos produzidos, está também entre as finalidades do laboratório.

• Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose
  • Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza