Laboratório de Processos e Práticas Educativas - LAPPE

O Laboratório de Processos e Práticas Educativas - LAPPE fornece infraestrutura para a produção de conhecimento sobre os processos de motivação e de cognição em crianças e adolescentes, com e sem deficiência, bem como sobre a influência das práticas educativas escolares em tais processos. O LAPPE investe atualmente nas seguintes linhas de pesquisa: (1) as relações entre a motivação para aprender e práticas educativas conduzidas no contexto de salas de aulas; (2) as relações entre linguagem e desenvolvimento sociocognitivo em crianças de idade pré-escolar e escolar; 3) os processos cognitivos e motivacionais, de desenvolvimento, de aprendizagem e de ensino presentes na fase inicial da leitura de crianças em situação de risco psicossocial e crianças com deficiência intelectual. A pesquisa sendo conduzida por integrantes do LAPPE possui uma vertente de estudos básicos e uma vertente de estudos aplicados, sendo estes últimos vinculados a projetos de extensão que envolvem a divulgação de conhecimento produzido sobre desenvolvimento infantil e aprendizagem para pais e educadores, bem como projetos de estágio voltados para a formação do profissional de Psicologia. O LAPPE fornece apoio sistemático à formação de pesquisadores e à consolidação das linhas de pesquisas de interesse por meio de: (1) orientação de pesquisas em nível de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), no Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEES) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi); (2) orientação de pós-doutorandos; (3) orientação de trabalhos de conclusão de curso/monografias realizadas por alunos dos Cursos de Graduação em Psicologia e de Licenciatura em Educação Especial e (4) atividades de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições (nacionais e internacionais). Além de atividades de ensino de pesquisa para pós-graduandos e graduandos, o laboratório fornece apoio para a realização das partes práticas previstas nas disciplinas de Desenvolvimento Humano e de Práticas de Pesquisa em Psicologia, oferecidas para os alunos do Curso de Graduação em Psicologia. Atenção especial vem sendo dada à divulgação de conhecimento produzido por meio da condução sistemática de atividades de extensão dirigidas para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de alunos da Educação Infantil e dos demais níveis de ensino; atividades de extensão voltadas para o aprimoramento de práticas educativas escolares e não escolares de professores e pais, atividades de extensão e estágios profissionalizantes para alunos do Curso de Psicologia voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atuação do profissional de Psicologia que visa o aprimoramento de práticas educativas escolares e não escolares de professores e pais. A maioria das pesquisas realizadas requerem coleta de dados em ambientes externos (e.g., escolas, instituições). O laboratório oferece uma sala de estudo/trabalho para uso coletivo dos alunos de pós-graduação e de graduação, uma sala para reuniões com grupos pequenos e uma sala para eventuais coletas de dados e análise de dados.

• Profa. Dra. Tânia Maria Santana de Rose
  • Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza