Laboratório de Psicologia Social - LAÇO
As atividades desenvolvidas no Laboratório de Psicologia Social - LAÇO estão fundamentadas, principalmente, em conceitos do eixo estruturante do curso de Psicologia: Determinantes Biológicos e Sócio-Culturais de Processos e Fenômenos Psicológicos, e tem como campo comum a Psicologia Social na interface com as Políticas Públicas, em suas diversas abordagens (especialmente a Psicologia Social Crítica e a Psicologia Social Cognitiva). Os objetos de estudo-intervenção abordados pelo laboratório são: processo saúde-doença, saúde mental, gênero, representações sociais, envelhecimento, atenção psicossocial, formação e atuação no Sistema Único de Saúde, organização de movimentos sociais, psicologia social comunitária, atuação psi nas políticas públicas.
Este laboratório tem origem no LABOR – Laboratório de Psicologia Organizacional - que foi originalmente implantado no Departamento de Psicologia em 2000, quando foi disponibilizado um espaço físico para a realização das atividades no âmbito da Psicologia Social, Organizacional e Comunitária. A mudança do LABOR para LAÇO, deve-se às mudanças no grupo de docentes que compunha o LABOR e nas mudanças dos projetos desenvolvidos. O laboratório possibilita e articula atividades de pesquisa, ensino e extensão, tanto com estudantes da graduação, e pós-graduação e residência em saúde, que têm em comum o campo da Psicologia Social e das Politicas Públicas (em especial a saúde). A nova denominação do Laboratório reflete o foco de trabalho das docentes coordenadoras, a Psicologia Social, com foco nos vínculos interpessoais e sociais. O termo LAÇO designa os vínculos bem como a dimensão social que caracteriza o objeto do Laboratório.
As atividades são muito diversas, mas podem ser agrupadas, na sua maioria, em trabalhos que visam:
- a formação profissional para atuar em organizações e no contexto comunitário;
- a produção de conhecimento em relação a dinâmicas social, comunitária e familiar;
- estudos e intervenções destinados a investigar, intervir e avaliar processos saúde-doença, com foco na saúde mental e bem estar;
- estudos e intervenções voltados ao processo de desenvolvimento, mais especificamente o desenvolvimento adulto;
- estudos sobre os impactos psicossociais e ambientais dos atuais modos de produção e sua relação com o processo saúde-doença.
No que diz respeito ao espaço físico, o LAÇO é composto por duas salas, uma menor e uma maior. Na sala maior são desenvolvidas atividades semanalmente: supervisões de estágio, supervisões de pesquisa (graduação e pós graduação), reuniões com atores dos projetos de extensão, atividades acadêmicas que os alunos necessitem desenvolver. A sala menor foi temporariamente cedida para as atividades da EMPsi (Empresa Júnior de Psicologia).
Docentes vinculados
- Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham
- Profa. Dra. Luciana Nogueira Fioroni
- Prof. Dr. Mário Henrique da Mata Martins